Reestruturação do Daer é apresentada ao Tribunal de Contas do RS
Representantes do órgão de controle conheceram ações do programa e deram sugestões
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Representantes do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) estiveram na última semana na sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para conhecer detalhes do Programa de Reestruturação da autarquia. Os passos para a implantação da nova gestão estratégica foram apresentados pela Diretoria de Administração e Finanças.
O diretor Saul Sastre recebeu o coordenador do Serviço de Recursos Humanos do TCE-RS, Lucas Flores; o coordenador da Assessoria de Controle Interno, André Dietrich; e o auditor externo Leonardo Cerezer. Na ocasião, o dirigente relatou as ações desenvolvidas até agora pelo Programa de Reestruturação do Daer, projetou as próximas etapas e ouviu sugestões dos convidados.
“Os trabalhos avançam significativamente a cada semana e, com isso, conseguimos identificar com clareza os pontos que precisamos melhorar e as estratégias a serem traçadas para reinventarmos o Daer”, ressalta Sastre. “Contamos com a participação de todos os servidores do órgão e com o respaldo da Secretaria dos Transportes para atingirmos nossa meta de fortalecer o Departamento e provê-lo do dinamismo e da eficiência que a população merece.”
Além da reunião com os representantes do TCE-RS, o Programa de Reestruturação do Daer também foi apresentado em encontros com a Secretaria Geral de Governo, Secretaria dos Transportes e Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul).
“A partir da nossa missão institucional, queremos mostrar à sociedade que a importância do Daer vai além da construção e manutenção de rodovias”, afirma o diretor-geral da autarquia, Ricardo Nuñez. “É por isso que consideramos importante compartilhar com os diversos setores da sociedade o que realizamos até agora para o êxito de nossa reestruturação.”
Reestruturação do Daer
Iniciado em março deste ano, o Programa de Reestruturação do Daer – Gestão Estratégica é desenvolvido pela empresa de consultoria NT Consult, contratada via licitação. As mudanças que darão cara nova ao Daer serão provenientes da criação de três grupos de trabalho: Gestão de Pessoas, Modelagem Organizacional e Planejamento Estratégico. As equipes são compostas por membros da diretoria do órgão, presidentes dos conselhos de Tráfego e Rodoviário, representantes das secretarias estaduais ligadas ao setor e servidores da instituição.
O conjunto de ações terá como meta reorganizar internamente a autarquia, de forma que sejam otimizados recursos e pessoas, tendo em vista uma melhor entrega de resultados à sociedade. A medida obedece a uma orientação do Banco Mundial (Bird), como contrapartida ao financiamento de programas de recuperação de rodovias. O Bird investirá R$ 4,4 milhões para os consultores fazerem um diagnóstico completo do Daer e apontarem as soluções.